| 22/05/2003 23h51min
O resultado decepcionou e surpreendeu. Os torcedores deixaram o Olímpico nesta quinta, dia 22, preocupados em como o Grêmio vai vencer o Independiente Medellín, na Colômbia, e conquistar a vaga às semifinais da Libertadores. E deixou todos surpresos pela qualidade dos colombianos. Em Porto Alegre, o placar dos primeiros 90 minutos apontou 2 a 2. Os gols foram marcados por Fabri e Gilberto, para a equipe gaúcha, e por Molina e Montoya, para os adversários. Um novo empate na segunda partida leva a decisão aos pênaltis. Só a vitória interessa aos dois times.
O Independiente apresentou a primeira surpresa aos 2 minutos de bola rolando. Molina bateu colocado de fora da área, encobrindo Danrlei. Com um gol quase após o pontapé inicial, a história da partida não tinha como ser aquela que o Grêmio traçou: vencer no Olímpico. A desvantagem fez o time do técnico Tite correr em campo, mas não de forma organizada. Demorou para se encontrar no jogo, com problemas apresentados na cobertura da defesa.
Mesmo assim, o Grêmio foi para cima e marcou. Depois de uma cobrança de escanteio pela direita, a bola sobrou na feição para Gilberto, que bateu com violência para as redes do gol de Gonzalez, aos 15 minutos. Pouco foi o tempo da comemoração da torcida. Aos 18, Montoya colocou o Independiente em vantagem com um chute frontal da entrada da área.
O Grêmio se organizou ao levar o gol. A marcação no meio-campo passou a funcionar e o time cresceu. E aos 31 minutos, após cruzamento da direita, Gilberto ajeitou para Rodrigo Fabri dentro da área, que bateu cruzado no gol de Gonzalez. Fora os gols marcados, o tricolor pouco atacou com efetividade. Luís Mário passou a noite inteira tentando driblar o zagueiro Perea em lances de velocidade. O colombiano, um dos destaques do confronto, foi melhor em todas. Christian, bem marcado, teve de sair da área para chamar jogo.
No início do segundo tempo, o filme visto na etapa inicial quase se repetiu. Com 15 segundos de bola rolando, Molina chutou rasteiro e acertou a trave direita do gol de Danrlei. Sem a mesma eletricidade, os 45 minutos finais foram disputados de igual para igual. Tite sacou Luís Mário, que teve pouca efetividade nas jogadas rápidas, e colocou Caio para mudar as características do ataque. Mas o placar não se alterou. O técnico Victor Luna armou um forte posicionamento de marcação e contra-ataques rápidos para sua equipe e volta para casa com um belo resultado.
Na próxima semana, o Grêmio viaja à Colômbia para encarar o Independiente Medellín nos derradeiros 90 minutos das quartas-de-final da Libertadores. O jogo está marcado par ao dia 29. Antes, neste fim de semana, o clube recebe o São Paulo no Estádio Olímpico, pelo Brasileirão – cuja rodada esteve ameaçada de não ocorrer.
• A
galeria de fotos
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.