| hmin
A administração civil norte-americana pagou neste sábado, dia 24, os primeiros salários aos iraquianos desde a guerra liderada pelos Estados Unidos. Notas de dinares estampadas com o rosto de Saddam Hussein foram distribuídas a milhares de funcionários da companhia de energia de Bagdá.
Os norte-americanos esperam que os pagamentos, que devem atingir cerca de 1,4 milhão de trabalhadores civis e variar de US$ 80 a US$ 400 por mês, sejam um sinal de que a vida está voltando ao normal no país, após semanas de caos e péssimas condições de segurança. Os quase 40 mil funcionários da companhia elétrica são a maior prioridade, uma vez que se esforçam para restabelecer o fornecimento de energia na capital.
Alguns funcionários, entretanto, reagiram mal ao receber o pagamento em notas de 10 mil dinares. Há semanas, mercados iraquianos vêm se recusando a receber o dinheiro com valor real. Às vezes, os comerciantes descontam metade do valor, citando rumores de que as notas foram declaradas como inaceitáveis após um assalto no banco central.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.