| hmin
Os Estados Unidos não permitirão aos vizinhos do Iraque criar uma república islâmica ao estilo da iraniana no país depois da queda do governo de Saddam Hussein. A posição da Casa Branca foi transmitida pelo secretário da Defesa norte-americano, Donald Rumsfeld, em artigo publicado pela edição européia do Wall Street Jornal nesta terça, dia 24.
– Assistência dos vizinhos do Iraque será bem-vinda. Interferência no Iraque, incluindo daqueles cujo objetivo é refazer o Iraque à imagem do Irã, não será aceita ou permitida – declarou Rumsfeld.
Uma das forças competindo por influência no Iraque pós-guerra é o Conselho Supremo da Revolução Islâmica, com apoio do Irã e cujo líder recentemente voltou ao Iraque após anos de exílio em Teerã.
Ainda nesta terça, autoridades do governo norte-americano discutirão o Irã na Casa Branca. Recentemente, circularam informações de que o Pentágono poderia estar pressionando por ações mais duras contra o país, incluindo iniciativas para derrubar a liderança religiosa iraniana através de revoltas populares.
Os EUA romperam relações diplomática com o Irã pouco depois da Revolução Islâmica de 1979. Autoridades norte-americanas já acusaram o governo daquele país de buscar um programa secreto de armas nucleares, de se envolver no Iraque pós-guerra e de abrigar membros da rede Al-Qaeda, de Osama bin Laden.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.