| 31/05/2003 10h50min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou às 4h35min (horário de Brasília) deste sábado, dia 31, a Lausanne, na Suíça. Lula está no país para participar da reunião do G8, grupo formado pelos sete países mais industrializados e a Rússia.
O petista desembarcou acompanhado dos ministros da Fazenda, Antônio Palocci; das Relações Exteriores, Celso Amorim; e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan. Do aeroporto, o presidente seguiu para o Hotel Beau-Rivage Palace, onde descansa.
O primeiro compromisso de Lula será às 17h com o presidente do Senegal , Abdulaye Wade. Às 18h50min o presidente da Suíça, Pascal Couchepin , receberá todos os representantes dos paises emergentes e será feita a foto oficial. Às 20h30 o presidente suíço oferece um jantar.
No domingo, às 11h10min, o presidente segue para Evian e, às 11h45 , juntamente com os representantes dos 12 países convidados, será recebido pelo presidente francês, Jacques Chirac. O evento oficial terá inicio às 13h30min, com almoço de trabalho reunindo os G-8 e os doze convidados, além do secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Anan, do diretor da Organização Mundial do Comércio (OMC), Supachai Panitchpakhc, do diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Horst Kohler, e do presidente do Banco Mundial, James Wolfenson.
Às 15h30min de domingo Lula terá um encontro com o ex-presidente da Itália e atual presidente da Comissão Européia, Romando Prodi. Às 16h, foto oficial reunindo todos os participantes do evento. Às 16h10min nova reunião de trabalho. Às 18h haverá o encontro bilateral entre o presidente brasileiro e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e em seguida Lula dará entrevista coletiva. Às 19h30min o presidente retornará a Lausanne.
No dia seguinte Lula terá um café da manhã com presidente da China, Hu Jintao, e, às 9h45min, reúne-se com o primeiro ministro da Índia, Atal bihari Vajpayee. Às 11h o presidente segue para Genebra onde participa da reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A decisão de abrir a reunião para outros os países foi tomada pelos membros do G-8 em 2000. Em 2001, quando a presidência do G-8 esteve com a Itália, confirmou-se o esforço para o dialogo com outros os países, com a participação de representantes da África, quando foi criado o Nepad, a sigla em inglês para Nova Parceria para o Desenvolvimento da África, que levou ao encontro representantes da África do Sul, Argélia, Nigéria, Senegal e também a ONU.
Com informações da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.