| hmin
Apesar do Estados Unidos afirmarem que o Irã não necessita de energia nuclear, o governo russo destacou nesta terça, dia 3, que ainda está comprometido em participar da construção da usina de Bushehr, no sul do território iraniano.
Além de confirmar a realização do projeto da instalação nuclear, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, solicitou que o programa nuclear no Irã deveria ser submetido a mecanismos de controle internacionais. Ao final da cúpula do G8, que reúne os sete países mais industrializados e a Rússia, Putin frisou que continuará cooperando com o Irã.
Ontem, os países-membros do G8 exigiram dos governos iraniano e norte-coreano o controle sobre seus programas nucleares.
– Ao mesmo tempo, acreditamos que o papel decisivo de combate à proliferação de armas deve ser desempenhado pela AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica). Insistiremos para que todo o programa iraniano seja controlado pela AIEA – reforçou Putin.
Autoridades russas afirmaram que o projeto de Bushehr, avaliado em US$ 800 milhões, é consistente com um programa nuclear de uso civil. De acordo com os EUA, o Irã poderá usar o projeto da usina para desenvolver armas atômicas. Uma importante autoridade russa reafirmou a opinião de que o Irã não viola qualquer das obrigações assumidas com a ratificação do Tratado de Não-Proliferação Nuclear.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.