| 15/06/2003 16h05min
Israelenses e palestinos tentam obter neste domingo, dia 15, um acordo de segurança que pode levar à retirada de tropas de Israel em troca de ações contra militantes islâmicos, após uma semana de violência que prejudicou o plano de paz patrocinado pelos Estados Unidos. Em novo desafio ao "mapa de caminhos" assinado em 4 de junho em Ácaba, na Jordânia, colonos judeus já estabeleceram cinco novos postos avançados na Cisjordânia desde que Israel começou a desmantelar novos assentamentos, na semana passada, segundo o grupo Paz Agora, que monitora as atividades dos colonos.
Os Estados Unidos e o Egito, preocupados com a violência entre israelenses e palestinos, que matou mais de 50 pessoas na última semana, enviaram representantes para tentar fazer o plano avançar. O acordo está sendo desenhado para uma retirada israelense do norte da Faixa de Gaza e da cidade de Belém, na Cisjordânia, em troca de promessas da Autoridade Palestina de assumir o controle da segurança nas duas áreas e agir contra militantes, disseram autoridades.
O ministro da Informação palestino, Nabil Amr, disse que os detalhes do plano serão debatidos durante reunião neste domingo entre o major-general israelense Amos Gilad e o chefe da segurança palestino, Mohammed Dahlan. Os debates foram iniciados no sábado.
As informações são da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.