| hmin
Vários soldados norte-americanos ficaram feridos neste domingo, dia 15, em uma emboscada a um comboio feito por guerrilhas hostis em Balad, no norte de Bagdá. Ao mesmo tempo, foi lançada uma nova missão norte-americana para encontrar os iraquianos leais a Saddam Hussein e acusados dos recentes ataques.
Segundo os soldados, o comboio estava viajando de Bagdá em direção a Balad, quando foi atacado, a cerca de 20 quilômetros da entrada da cidade.
A nova missão, a Operação Escorpião do Deserto, tem como objetivo eliminar os partidários de Saddam depois de uma série de ataques que mataram cerca de 40 soldados norte-americanos desde o dia 1º de maio, quando foi decretado o fim da guerra no Iraque.
A Operação Escorpião do Deserto segue-se à Operação Ataque da Península, da semana passada – a maior manobra no Iraque desde o fim dos combates. O exército norte-americano disse que a missão lançada neste fim de semana tem o objetivo de ganhar corações e mentes bem como de encontrar guerrilheiros foragidos. Uma declaração do Comando Central afirma que a ação foi "planejada para identificar e derrotar partidários leais do Baath iraquiano, organizações terroristas e criminosos, ao mesmo tempo em que presta ajuda humanitária".
Na cidade sunita de Falluja, a 70 quilômetros de Bagdá, soldados norte-americanos revistaram casas durante a noite, mas pela manhã distribuíram comida e mantimentos.
Os ataques se concentraram em Bagdá e em áreas próximas – perto de Ramadi e Falluja ao leste e ao norte ao redor de Balad, Baquba e Tikrit, a cidade natal de Saddam.
As informações são da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.