| hmin
A maioria das pessoas do mundo tem uma visão pouco favorável do presidente americano George W. Bush e acha que os Estados Unidos estavam errados em invadir o Iraque, segundo revelou uma pesquisa da BBC publicada nesta segunda, dia 16. Foram ouvidas 11 mil pessoas em 11 países. Entre elas, 57% afirmaram ter "uma opinião muito desfavorável ou bastante desfavorável do presidente norte-americano", segundo nota divulgada pela emissora estatal britânica. Um percentual semelhante – 56% – acha que os EUA não deveria ter invadido o Iraque.
Esse número sobe para 81% na Rússia e para 63% na França, dois países cujos governos se opuseram abertamente à guerra. Na Jordânia e na Indonésia, países islâmicos, mais da metade dos entrevistados acha que os EUA representam um risco maior para a estabilidade mundial do que a rede Al Qaeda.
Em cinco dos 11 países, a maioria considera os Estados Unidos um país mais perigoso que o Irã, cujo regime aparece na lista de inimigos que Bush chama de "eixo do mal". Em oito países, os EUA são vistos como mais perigosos que a Síria, cujo governo é acusado pelos EUA de patrocinar o terrorismo.
Mesmo assim, a atitude frente aos EUA – e não frente ao governo Bush – continua ligeiramente positiva. Metade dos entrevistados têm uma visão favorável da superpotência, e 40% têm uma visão desfavorável. Para 81% dos australianos, seu país está ficando cada vez mais parecido com os EUA. Na Grã-Bretanha, 64% dos entrevistados têm essa opinião.
A pesquisa foi feita entre maio e junho pela BBC e por institutos contratados para esse fim. Ela abrangeu Austrália, Brasil, Grã-Bretanha, Canadá, França, Indonésia, Israel, Jordânia, Coréia do Sul, Rússia e os próprios Estados Unidos. Os resultados serão apresentados em um especial de TV chamado "O que o Mundo Pensa da América".
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.