| hmin
Um oleoduto explodiu na região noroeste de Bagdá na manhã desta terça, dia 24. Embora não tenha provocado incêndio, a explosão atingiu um bosque de palmeiras e uma área de cultivo agrícola, segundo informou a rede de televisão árabe Al-Jazeera, em Dubai.
Conforme a Al-Jazeera, a explosão aconteceu na região de Barwanah, próximo à estação 3K, a 250 quilômetros a noroeste da capital iraquiana. O petróleo se espalhou por uma grande área com bosques de palmeiras e áreas cultivadas, sem causar incêndio. O petróleo também atingiu o rio Eufrates, segundo a televisão.
Um correspondente da-Al Jazeera disse que o oleoduto afetado transportava petróleo de Kirkuk, no norte do Iraque, para a estação 3k, e dali ia para a refinaria em Al Doura para abastecer as cidades iraquianas de derivados de petróleo, acrescentando que aquele petróleo não era direcionado para exportação.
Ele ainda informou que a equipe de manutenção responsável pelo oleoduto cortou o fluxo de petróleo para prevenir futuros vazamentos. A televisão mostrou uma testemunha dizendo que a explosão havia sido causada por mísseis.
O acidente deu sequência a uma outra explosão que ocorreu na segunda, dia 23, em um gasoduto próximo à fronteira com a Síria, o mais recente de uma onda de incidentes similares que estão dificultando a tentativa de reavivar o danificado setor de petróleo iraquiano. O país, que ainda se recupera dos danos causados pela guerra, realizou a primeira exportação de petróleo, desde o início da guerra, no domingo. O transporte através do oleoduto, de Kirkuk para a Turquia deve recomeçar em meados de julho.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.