| hmin
Palestinos armados mataram um trabalhador búlgaro em um ataque contra um caminhão israelense que passava pela Cisjordânia nesta segunda, dia 30, em um desafio ao cessar-fogo declarado pelas três principais organizações militantes islâmicas. Um líder local das Brigadas Mártires al-Aqsa – ligada ao movimento Fatah do presidente palestino, Yasser Arafat – disse que seu grupo realizou o ataque perto da cidade de Jenin e que não vai observar a trégua anunciada nesse domingo.
– Não estamos comprometidos com a trégua e vamos combater os colonos (judeus) e o Exército israelense dentro dos territórios ocupados – diz o grupo, referindo-se à Cisjordânia e à Faixa de Gaza, capturadas por Israel em 1967.
Os grupos militantes Hamas e Jihad Islâmica anunciaram a suspensão, por três meses, dos ataques contra alvos israelenses. A liderança do Fatah disse que aceitava um cessar-fogo condicional de seis meses e que os grupos ligados ao movimento, conhecidos conjuntamente como Brigadas Mártires al-Aqsa, iriam cumpri-lo.
Mas as brigadas, que não possuem um comando central, mostraram-se divididas em relação à trégua. A trégua anunciada representa um avanço para o novo plano de paz apoiado pelos EUA. Após o anúncio, Israel retirou suas tropas do norte da Faixa de Gaza.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.