| hmin
Policiais fortemente armados bloquearam um grupo de manifestantes que tentava entrar na Embaixada dos Estados Unidos na capital da Nigéria, Abuja, nesta quinta, dia 3, em um protesto contra uma visita do presidente George W. Bush ao país. O reforço policial foi acionado quando os manifestantes chegaram com cartazes que condenavam a viagem de Bush à Africa prevista para a próxima semana.
Uma porta-voz do grupo Aliança da Juventude Preocupada da Nigéria afirmou que a visita do líder norte-americano vai resultar no reconhecimento do presidente nigeriano, Olusegun Obasanjo, cuja reeleição em abril foi, segundo ela, maciçamente fraudada. O protesto coincidiu com o quarto dia de greve geral por causa do preço do combustível, que tem enfraquecido o país e ameaçado o fechamento de instalações petrolíferas no oitavo maior exportador de petróleo do mundo.
Bush deve visitar Abuja durante um tour que fará pela África entre os dias 7 e 12 de julho.
– Somos contra a visita porque ela vai resultar na legitimação desta eleição fraudulenta – disse a porta-voz do grupo, Hanney Musa.
Hanney afirmou que a polícia também bloqueou uma marcha planejada na Embaixada britânica, ameaçando prender os manifestantes. De acordo com a porta-voz, um ônibus transportando outros membros do grupo vindos da cidade de Kano, norte do país, para o protesto foram interceptados pela polícia na cidade de Kaduna.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.