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A maior fabricante de automóveis da Europa, a Volkswagen AG, anunciou nesta sexta, dia 25, que pretende alcançar no Brasil, um dos seus piores mercados, o ponto de equilíbrio entre receita e despesa no ano que vem. Impactado pela queda de demanda e pelo fortalecimento do euro, o lucro operacional da empresa caiu pela metade no segundo trimestre.
– O mercado em 2003, no que se refere ao Brasil, é o pior mercado que o setor de automóveis já viu nos últimos 10 anos. Para 2004, pretendemos, pelo menos, equilibrar ganhos e perdas no país – afirmou o chefe de finanças, Hans-Dieter Poetsch.
As perdas da Volkswagen no segundo trimestre não foram influenciadas apenas pelo Brasil. O fortalecimento do euro, os custos de novos produtos e a menor demanda foram os motivos apontados pela empresa para o fraco desempenho.
O lucro operacional recuou para 616 milhões de euros (US$ 708 milhões) nos três meses encerrados em junho, ante 1,4 bilhão de
euros em igual período de 2002. A empresa
disse que os custos para produzir novos modelos tiraram 600 milhões de euros de seu lucro antes de impostos no primeiro semestre, implicando em gastos de 300 milhões no segundo trimestre.
A média de previsões de 25 analistas apontava para um lucro operacional de 730 milhões de euros. Embora a Volks tenha dito que as taxas cambiais cortaram 400 milhões de euros no segundo trimestre, muito desse efeito foi aliviado pela renda proveniente da cobertura cambial.
Assim como as suas rivais, a Volks tem lutado contra a redução do mercado de automóveis e a competição de preços mais difícil na Europa e nos Estados Unidos, mas é bastante sobrecarregada pelos custos das revisões na produção. A empresa acrescentou que o lucro deverá melhorar no segundo semestre, estimulado pelas vendas dos recentemente lançados modelos Touran e Touareg, além da quinta geração do Golf.
As informações são da agência Reuters.
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