| 27/07/2003 23h03min
O general Richard Myers, que preside uma junta de chefes do Estado-maior dos Estados Unidos, afirmou que as mortes dos filhos de Saddam Hussein provocaram uma torrente de novas informações, e que ele está certo de que o ex-ditador iraquiano será encontrado.
– Houve um grande aumento nos números de denúncias apresentadas, proporcionando provas de esconderijos de armas e de onde as pessoas estão – afirmou Myers ao aterrissar em Bagdá, depois de visitar a 4ª Divisão da Infantaria no centro do antigo bastião de Saddam, no norte do país.
Ele se recusou, no entanto, a dizer quanto tempo a captura de Saddam ainda levaria:
– É minha opinião, se ele estiver vivo, que é apenas uma questão de tempo. É um país grande, mas nós vamos encontrá-lo – disse.
A última semana foi uma das mais sangrentas para as tropas norte-americanas no Iraque, desde o fim da guerra que culminou na derrubada de Saddam. No entanto, Myers procurou minimizar o papel que Saddam possa ainda ter na direção de ataques guerrilheiros contra as tropas norte-americanas.
Segundo Myers, Saddam está tentando tanto salvar sua própria pele que não tem como se comunicar de forma efetiva. Por outro lado, o general negou-se a endossar sugestões de outros oficiais norte-americanos de que a morte dos filhos do ex-ditador deveria diminuir o ritmo dos ataques. O efeito das mortes dos filhos de Saddam era difícil de prever, ele disse, acrescentando que muitos ataques eram obra de "mercenários".
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.