| 28/07/2003 07h30min
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) em São Paulo registrou sua quarta queda consecutiva, aliviado por declínio de custos em quatro de seus componentes. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apurou uma deflação de 0,28% na terceira quadrissemana de julho, de acordo com dados divulgados nesta segunda, dia 28, seguindo uma queda do índice de 0,35% na segunda quadrissemana.
Os últimos números da Fipe somaram-se à série de indicadores de preços apontando deflação e que levou o Banco Central a reduzir os juros em 1,5 ponto percentual na semana passada. Entre os itens do IPC, apresentaram queda de preços na terceira quadrissemana Alimentos, Transportes, Vestuário e também Saúde.
Auxiliado pela apreciação cambial e pelos menores custos de produtos in natura, o item Alimentação recuou 1,17%, abaixo da queda da segunda quadrissemana, que foi de 1,52%. O grupo Transportes – ainda aliviado pela queda dos combustíveis – declinou 0,57%, variação levemente menor que o recuo de 0,68%na semana passada.
Liquidações fizeram Vestuário registrar baixa de custos de 0,26%, maior que a de 0,23% da segunda quadrissemana. Esses três grupos já vinham apresentando variações negativas há semanas, mas esta terceira quadrissemana registrou a queda de preços de mais um grupo, Saúde, que declinou 0,03%, após subir 0,51% no período anterior.
A inflação da terceira quadrissemana corresponde ao período de 23 de junho a 23 de julho, comparado com as quatro semanas imediatamente anteriores. O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com rendimento até 20 salários mínimos. A Fipe, da Universidade de São Paulo, divulga os dados do IPC semanalmente.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.