| hmin
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciará na próxima semana uma viagem pela África para incentivar os negócios das empresas brasileiras no continente. Ele passará por cinco países, incluindo São Tomé e Príncipe, que sofreu um golpe de Estado neste mês.
A viagem, da qual participarão empresários e vários ministros de Estado, começará por Moçambique na próxima quarta, dia 6, e seguirá para a África do Sul, Namíbia, São Tomé e Príncipe e Angola, onde Lula assinará acordos de cooperação nos setores de energia elétrica, educação e saúde, que abrangem assistência brasileira para o combate da Aids nestes países.
Em São Tomé e Príncipe, um arquipélago que espera se converter dentro de poucos anos em exportador de petróle, Lula inaugurará a Embaixada do Brasil, informaram diplomatas. O país sofreu um golpe de Estado em 16 de julho, mas recuperou seu sistema democrático uma semana depois.
O governo brasileiro tem interesse em fortalecer sua cooperação com São Tomé e Príncipe, para onde já enviou uma missão da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para ajudar o pequeno e estratégico país a organizar seu setor petrolífero. A viagem visa também ampliar a presença do Brasil em Angola e Moçambique, dois países com quem possui fortes laços culturais e que também participam, juntamente com São Tomé e Príncipe, da chamada Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.