| hmin
A explosão de um foguete brasileiro na base de Alcântara, no Maranhão, provocou a morte de cerca de 19 pessoas nesta sexta, dia 22, informou uma fonte da Agência Espacial Brasileira. A informação também foi confirmada pela Secretaria de Segurança do Maranhão. O foguete, que deveria ser lançado nos próximos dias, foi destruído em um acidente no centro de lançamento, afirmou o Comando da Aeronáutica nesta sexta. As autoridades não estavam imediatamente disponíveis para comentários.
O Centro de Imprensa da Aeronáutica em São Luís disse que as equipes estão fazendo contagem dos funcionários responsáveis pelo lançamento dos dois satélites e do foguete lançador para descobrir o número de vítimas da explosão.
– Provavelmente vamos ter vítimas, não devemos nos iludir – afirmou.
No momento do acidente, não havia qualquer serviço importante sendo feito no veículo lançador de satélites (VLS). A última simulação de lançamento tinha sido feita na quarta. Desde então, o foguete – que já em posição de lançamento na plataforma – vinha passando apenas por manutenção normal. Embora a Aeronáutica tivesse 220 pessoas envolvidas diretamente na operação, a equipe que trabalhava no VLS no momento do acidente era mínima, mas ainda não se o número exato.
O primeiro VLS brasileiro foi lançado em 1997, mas a missão fracassou: um defeito forçou a destruição do protótipo 65 segundos depois do lançamento. O segundo protótipo, lançado em 1999, também teve de explodido, minutos após a partida. Esta era a terceira tentativa.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.