| 25/08/2003 07h46min
Bombas explodiram nesta segunda, dia 25, na capital financeira da Índia, Bombaim, matando ao menos 40 pessoas e ferindo dezenas, algumas gravemente. Ainda não se sabe quem plantou as bombas. Uma delas explodiu perto do histórico Portão da Índia, um concorrido monumento no coração turístico da cidade.
– Todo mundo por aqui está bem assustado – disse um funcionário do luxuoso Taj Mahal Hotel, que fica junto ao arco do Portão da Índia.
Uma autoridade do Ministério do Interior estadual afirmou que houve quatro explosões na cidade, mas não pôde confirmar se todas elas foram por bombas.
A explosão desta segunda segue-se à recente melhora nas relações entre a Índia e o Paquistão. Nova Délhi acusa o vizinho de abrigar radicais islâmicos que culpa por ataques anteriores em seu território.
No ano passado, os dois países concentraram quase um milhão de soldados na fronteira da região da Caxemira e as relações foram congeladas. O impasse aconteceu após um ataque de radicais islâmicos contra o Parlamento da Índia, em dezembro de 2001.
A Índia, de maioria hindu, culpou militantes islâmicos com sede no Paquistão pelo ataque. O Paquistão nega envolvimento no atentado ao Parlamento e condenou as explosões de Bombaim como ''atos de terrorismo''.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.