| hmin
O ex-ditador Saddam Hussein provavelmente ainda está mudando de casa com intervalos de algumas horas, mas está ficando sem lugares para se esconder no quinto mês de fuga, segundo comandantes norte-americanos que participam da caçada.
Segundo o coronel James Hickey, que lidera a brigada em Tikrit, cidade de Saddam e onde ele pode estar se escondendo, a avaliação agora é de que ele se move a cada duas horas.
– Pegamos um monte de gente importante nas últimas semanas. Então ele (Saddam) e todos os outros comparsas estão ficando sem lugar para se esconder. Se ele estiver na minha área, seus dias estão contados – afirmou Hickey.
Ele e outros comandantes na área de Tikrit trabalham sob a hipótese de que Saddam está no "Triângulo Sunita". O major-general Raymond Odierno, que controla a divisão de 26 mil soldados responsável pela região disse que ele terá de continuar se movimentando continuamente ou será pego.
Com recompensa de US$ 25 milhões de dólares por sua cabeça, Saddam é o "Ás de Espadas" no baralho militar dos EUA com as faces dos iraquianos mais procurados. Até agora foram capturados ou mortos 39 dos 55 da lista. Contudo, o coronel Steve Russell, líder do regimento que conduz as buscas em Tikrit disse que eles não estão procurando uma única pessoa, mas caçando todos os ex-membros leais ao regime, desmembrando a base de apoio.
Os dois filhos de Saddam morreram recentemente em tiroteio com tropas dos EUA e duas figuras importantes do seu governo – incluindo o temido "Ali Químico" – foram pegos na semana passada.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.