| hmin
Cerca de cinco suspeitos, todos eles iraquianos, foram detidos por causa da explosão de um carro-bomba na cidade iraquiana de Najaf que matou um importante clérigo xiita e dezenas de seus seguidores. O governo local divulgou a prisão neste domingo, dia 31.
– Há vários suspeitos, todos com cidadania iraquiana – disse Haidar al-Mayyali, o governador da região de Najaf, em uma coletiva de imprensa sobre o ataque de sexta, dia 29.
Mayyali disse que o total oficial de mortos na explosão de sexta, dia 29, chegou a 83. Fontes hospitalares haviam dito anteriormente que pelo menos 95 pessoas morreram. O ataque, do lado de fora da mesquita Imã Ali, ocorreu após as orações de sexta e matou também o aiatolá Mohammed Baqer al-Hakim, além de deixar 175 feridos.
O governador declarou que os atacantes tinham ligação com a poderosa infra-estrutura do presidente deposto Saddam Hussein. Ao ser questionado sobre relatos de que os responsáveis mantinham ligações com a rede de militantes muçulmanos Al Qaeda, de Osama bin Laden, Mayyali ressaltou que não há informações exatas sobre a questão.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.