| hmin
O secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, convocou para uma reunião em Genebra neste sábado, dia 13, os ministros das Relações Exteriores dos países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha e França – todos com poder de veto. Annan declarou nesta terça, dia 9, que espera construir rapidamente o consenso em torno da nova resolução sobre o Iraque proposta pelos Estados Unidos.
– Se eles se sentarem e discutirem francamente e abertamente, eu acredito que nós seremos capazes de encontrar uma solução – disse Annan a jornalistas em coletiva na sede da ONU.
O secretário se reuniu na segunda, dia 8, com os embaixadores dos 15 países membros do Conselho de Segurança para discutir o documento submetido pelos Estados Unidos. Washington busca, entre outras coisas, ajuda financeira e o envio de uma força multinacional, reunida pela ONU e sob o comando dos EUA, para ajudar na reconstrução do Iraque. França e Alemanha lideram o grupo que quer mais rapidez na restauração da soberania iraquiana e um papel mais amplo para as Nações Unidas no Iraque.
Annan afirmou que os membros do Conselho têm dito que querem mais participação global nos assuntos econômicos e políticos do Iraque, acrescentando que eles acreditam que isso "dará mais legitimidade ao processo e o tornará mais aceitável na região". A meta principal do conselho é devolver o Iraque aos iraquianos assim que possível.
– No centro da discussão estará a tentativa de se estabelecer uma administração iraquiana que se responsabilizaria pelas questões do Iraque e não a tentativa da ONU assumir o gerenciamento do Iraque – disse.
Com informações da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.