| 23/09/2003 14h40min
O ex-inspetor da ONU Rolf Ekeus declarou nesta segunda, dia 22, que o Iraque tentou conseguir armas de destruição em massa mas destruiu todas elas após 1991, não armazenando nada. Ekeus foi chefe dos inspetores de desarmamento da Organização das Nações Unidas no Iraque entre 1991 e 1997.
– As forças da coligação no Iraque não estão em condições de encontrar armas químicas, biológicas ou nucleares porque elas não existem – disse Ekeus ontem à noite à cadeia de televisão pública americana PBS.
– Acredito que a política do Iraque, muito tempo antes da guerra, era de se dotar de capacidades para produzir armamento para uma situação de conflito, mas não de as armazenar e de ter um problema de gestão – revelou Ekeus.
Segundo o perito, a presença dos inspetores de desarmamento após 1991 e a deterioração das armas químicas e biológicas fizeram com que os iraquianos desistissem de armazená-las.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.