| 23/09/2003 13h38min
Durante pronunciamento na Assembléia Geral da ONU, o presidente da França, Jacques Chirac, declarou que a guerra para derrubar Saddam Hussein levou a entidade à pior crise de sua história. Chirac falou à Assembléia logo depois do presidente norte-americano, George W. Bush, que pediu o apoio do mundo – e da ONU – na reconstrução do Iraque, além de propor uma resolução do Conselho de Segurança para deter a expansão de armas de destruição em massa no mundo.
– Ninguém pode agir sozinho em nome de todos, e ninguém pode aceitar a anarquia de uma sociedade sem regras. A guerra, iniciada sem a autorização do Conselho de Segurança, abalou o sistema multilateral –, disse Chirac. O próprio secretário-geral da ONU, Kofi Annan, disse recentemente que a entidade precisa de uma reforma profunda.
Chirac também pediu rapidez na transferência de soberania aos iraquianos e propôs a realização de uma cúpula do Conselho de Segurança para a elaboração de um plano contra as armas de
destruição em massa no mundo,
assim como a criação de um corpo permanente de inspetores de armas da ONU.
Com informações da Agencia Reuters
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.