| hmin
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) decidiu implementar um surpreendente corte de 900 mil barris por dia (bpd) na produção de petróleo. A redução acontecerá a partir de 1º de novembro.
A proposta foi discutida durante um encontro fechado de ministros da Opep. Atualmente, os 11 países integrantes do cartel produzem 25,4 milhões de barris por dia. Com a redução, a produção cairá para 24,5 milhões de bpd.
O ministro do Petróleo iraquiano, Ibrahim Bahr al-Uloum, afirmou que o Iraque continuará integrando a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, mas não discutirá a questão de cotas neste momento.
O Iraque está com sua produção de petróleo prejudicada desde o início do conflito contra os Estados Unidos, e pretende atingir seu nível de extração pré-guerra até o início de 2004. Atualmente a produção está em dois terços do patamar de antes do conflito, a 1,8 milhão de barris por dia.
O ministro iraquiano acrescentou
que o país pretende produzir de 3,5 a 4 milhões de barris por dia até 2005 e alcançar 6 milhões de bpd até 2010.
Com informações da agência Reuters
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.