| hmin
Foi escolhido nesta segunda, dia 29, o vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2003, cujo nome será divulgado na próxima semana. Entre os candidatos, estão o papa João Paulo II e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A identidade do laureado pelo prêmio de US$ 1,3 milhão permanecerá em segredo até na sexta, dia 10. O comitê do Nobel anunciará, às 6h (no horário de Brasília), a escolha em meio a 165 indicações, um número recorde.
– O comitê chegou hoje a uma decisão. Ela será anunciada em 10 de outubro – disse à Geir Lundestad, diretor do Instituto Nobel, depois do último encontro dos cinco membros do comitê.
No ano passado, o ex-presidente norte-americano Jimmy Carter recebeu o prêmio. Especialistas dizem que não há um franco favorito este ano, dominado pela guerra no Iraque e pela violência no Oriente Médio.
Entre os indicados, estão também o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed ElBaradei, dissidentes iranianos e grupos de ajuda humanitária.
– A guerra no Iraque é o grande tema, mas premiar alguém relacionado ao confronto pode ser muito difícil –observou o pesquisador Espen Barth Eide, do Instituto Norueguês para Assuntos Internacionais.
O diretor do Instituto de Pesquisa para a Paz, Stein Toennesson, disse que o papa estava no topo de sua lista de favoritos, seguido por Lula, embora ele acredite que o comitê tenha buscado um líder muçulmano.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.