| hmin
Californianos compareceram em número recorde nesta terça, dia 7, no que promete ser o início de uma revolução política – a deposição política de um governador pela primeira vez na história do Estado e a eleição de um novato na política.
Conforme o gabinete do secretário de Estado da Califórnia, a estimativa é de que, até o final das votações, às 20h (meia-noite de Brasília), cerca de 10 milhões de pessoas terão votado – 2,3 milhões a mais que nas últimas eleições para governador e o número mais alto de eleitores a escolher um governador na história do Estado (cerca de 65% dos eleitores registrados na Califórnia).
O plebiscito sem precedentes da Califórnia começou seu ato final com seções eleitorais lotadas para decidir o futuro político do impopular governador Gray Davis e determinar se o ator republicano Arnold Schwarzenegger deve começar uma carreira na política americana.
Pesquisas de última hora mostraram uma disputa apertada, com Schwarzenegger na frente, apesar da série de acusações de abuso sexual feitas contra ele nos últimos dias.
Davis votou num escritório de venda de imóveis a Oeste de Hollywood, minutos depois de o dono da revista pornográfica Hustler, Larry Flynt, ter votado no local. Alguns eleitores gritaram "Amamos você, Gray Davis", quando ele chegou. Schwarzenegger, por sua vez, votou em sua seção eleitoral, na garagem de uma casa. Um eleitor entrou e reconheceu o ator, dizendo "Alô, governador", ao que um oficial da zona eleitoral respondeu, de forma bem-humorada:
– Sem campanha por aqui.
O ator afirmou:
– Sinto-me bem. Vou passar algum tempo com minha família e depois vou falar com pessoas. Todas as pessoas que ajudaram tanto nessa campanha. Esperamos o melhor.
Se Davis for destituído e se Schwarzenegger confirmar seu favoritismo, o ator e ex-fisiculturista só vai assumir o cargo depois que a Secretaria de Estado certificar o resultado, um processo que leva, em média, 38 dias. Com informações da agência Reuters e Globo News.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.