| hmin
O presidente do Congresso boliviano, Hormando Vaca Diez, agradeceu na noite desta sexta, dia 17, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao presidente da Argentina, Nestor Kirchner, pela "solidariedade" demonstrada nos últimos dias. O agradecimento foi feito imediatamente antes de o congressista ouvir o juramento do novo presidente do país, Carlos Mesa.
Vaca Diez se dirigiu especialmente ao assessor internacional de Lula, Marco Aurélio Garcia, e ao representante do governo argentino, o embaixador Eduardo Sguiglia, presentes no Congresso boliviano durante a leitura da renúncia do presidente Gonzalo Sánchez de Lozada e a posse de Mesa, jornalista e historiador.
Garcia e Sguiglia foram enviados por Lula e Kirchner para ajudarem a buscar um acordo entre o então presidente Lozada e a oposição, após os conflitos nas ruas bolivianas terem resultado em mais de 70 mortes, desde o início dos protestos, há um mês.
– Juntos, ambos os países (Brasil e Argentina), ambos os presidentes, estão assinalando que nesta época difícil para os países do Terceiro Mundo, é cada vez mais necessária... a palavra "solidariedade" – afirmou Vaca Diez. "Globalizemos a solidariedade", completou, citando frase do papa João Paulo II.
– Tomara que seja o início de uma nova etapa de um trabalho conjunto e comum, disse o líder do Congresso boliviano. "Separados e divididos, seremos absorvidos".
Com informações da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.