| hmin
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou por telefone com o novo presidente da Bolívia, Carlos Mesa, na manhã deste sábado, dia 18. Segundo o chefe de gabinete do presidente, Gilberto Carvalho, tratou-se de uma conversa amistosa, em que Lula manisfestou apoio e colocou o governo brasileiro à disposição para ajudar no processo de paz.
Carvalho disse que Carlos Mesa, novo presidente que assumiu nesta sexta, dia 17, o cargo após a renúncia de Gonzalo Sánchez de Lozada, “fez questão de agradecer ao Brasil e à Argentina pelo envio dos dois representantes ao país, que foram fundamentais para o encaminhamento de uma solução para o impasse que se estava vivendo a Bolívia”.
O clima agora é de alívio, teria dito Mesa ao presidente Lula, e sua intenção é buscar meios para solucionar a crise formada. O governo deve convocar um plebiscito sobre a exportação do gás, principal motivo dos protestos que tomaram conta da cidade nos últimos dias.
Após a renúncia de Lozada, o Ministério brasileiro das Relações Exteriores divulgou nota oficial sobre a situação na Bolívia. O governo brasileiro enfatizou o firme compromisso com a manutenção da paz e da democracia na América do Sul. Também reiterou a disposição de colaborar com o governo boliviano em favor do desenvolvimento do país. Na nota, o ministério deixou claro que vai continuar oferecendo cooperação brasileira à Bolívia, inclusive no âmbito do Mercado Comum do Sul (Mercosul).
Com informações da Agência Brasil e Rádio Gaúcha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.