| 18/10/2003 18h48min
A Casa Branca pediu ao mundo que continue a apoiar a guerra contra o terrorismo, liderada pelos Estados Unidos, e jurou lutar contra o inimigo, após a divulgação de duas novas fitas de áudio atribuídas a Osama bin Laden. Nas fitas divulgadas pela rede de televisão Al-Jazeera neste sábado, dia 18, a voz promete mais ataques suicidas dentro e fora dos EUA e avisa que todos os países que apoiaram Washington no caso do Iraque são alvos.
– É uma lembrança de que a guerra contra o terror continua – disse o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, que acompanha o presidente George W. Bush em um encontro sobre cooperação econômica, em Bangkok.
Em Manila, Bush confirmou esforço contra o terrorismo:
– A coisa mais fácil a ser feita é pensar que a guerra ao terror continua. E eu lembrarei as pessoas que os Estados Unidos estão ainda ameaçados e nossos amigos estão ameaçados, e por isso devemos continuar a cooperar.
Uma das
gravações é destinada aos norte-americanos e a outra aos
iraquianos. A voz diz que os EUA se meteram em um atoleiro no Iraque e que seus soldados serão estúpidos se insistirem em ficar no país.
A voz nas gravações pediu também aos iraquianos que travem uma guerra santa contra os "cruzados'' norte-americanos até que um governo islâmico seja instalado em Bagdá.
Não foi possível confirmar imediatamente a autenticidade das gravações, mas a voz e o estilo são similares aos de Bin Laden. A CIA (agência de inteligência norte-americana) levará entre um e dois dias para analisar as fitas, que parecem ser recentes, porque nelas o ex-primeiro-ministro palestino Mahmou Abbas é acusado de ser um agente dos EUA. Abbas renunciou no mês passado, após disputa de poder com o presidente Yasser Arafat.
No mês passado, a TV Al-Jazeera, do Catar, divulgou um vídeo em que Bin Laden e seu braço-direito, Ayman Al Zawahri, comemoravam o aniversário dos atentados de 2001 e incentivavam os combatentes do Iraque a transformarem esse país em um cemitério de norte-americanos.
O paradeiro de Bin Laden é desconhecido, mas autoridades norte-americanas acreditam que ele sobreviveu à guerra no Afeganistão. O presidente paquistanês, Pervez Musharraf, afirmou na sexta-feira, dia 17, que Bin Laden está vivo e provavelmente escondido em alguma área tribal da remota e montanhosa fronteira entre seu país e o Afeganistão.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.