| hmin
O presidente norte-americano, George W. Bush, em uma mudança de postura nas negociações com a Coréia do Norte, disse nesta segunda, dia 20, que os Estados Unidos e seus aliados estão fazendo grandes avanços a fim de solucionar pacificamente a crise nuclear na península coreana.
Bush e o presidente da Coréia do Sul, Roh Moo-hyun, pediram uma nova rodada de negociações sobre o programa nuclear do governo norte-coreano e sugeriram que o país comunista não realize nenhuma ação que possa piorar a crise.
O pedido foi feito pouco antes de a Agência de Defesa do Japão ter recebido uma informação não confirmada sobre a conclusão, pela Coréia do Norte, de seu primeiro míssil terra-navio de pequeno alcance. Um importante assessor de Bush, porém, disse que as consultas estavam apenas começando e que levaria algum tempo até que propostas na área de segurança estivessem à disposição para serem oferecidas aos norte-coreanos em troca do abandono de seu programa nuclear.
O dirigente norte-americano já descartou selar um pacto formal de não-agressão com a Coréia do Norte, mas reconheceu que os EUA estavam explorando todas as possibilidades.
Os dois líderes participam da cúpula da Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec). Estiveram presentes na primeira rodada de negociações sobre a crise nuclear, em agosto, além dos EUA e da Coréia do Norte, a Coréia do Sul, o Japão, a China e a Rússia. O governo norte-coreano, porém, tem evitado se comprometer com uma nova série de encontros e divulgou recentemente várias declarações de tom desafiador, incluindo a promessa de provar que possui um "aparato nuclear de dissuasão".
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.