| hmin
O Likud, partido do primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, perdeu as eleições municipais em algumas das principais cidades de Israel. Os resultados, divulgados nesta quarta, dia 29, foram creditados a problemas econômicos agravados pela violência na região. Apesar da derrota em algumas cidades, o predomínio nacional do Likud não será afetado, já que as duras políticas de segurança de Sharon contra os militantes palestinos ainda são bem vistas.
O pleito mostrou a crescente insatisfação do eleitorado com assuntos mais cotidianos, apesar de um comparecimento às urnas de apenas cerca de 40%.
– Não dá para separar as eleições locais completamente do quadro geral – disse Shalom Yerushalmi, analista político do diário Maariv. – Estas eleições foram muito importantes para o primeiro-ministro.
Segundo o jornal local, o Likud perdeu controle em três das cinco principais cidades israelenses que governava
antes das eleições, enquanto o Partido Trabalhista, de
esquerda, ganhou mais duas cidades, ficando à frente em oito das 12 municipalidades mais importantes.
A repercussão das eleições municipais em esfera nacional deve ser percebida em quatro anos, quando acontecerão as eleições para o parlamento de Israel. O premiê Ariel Sharon enfrenta as urnas pessoalmente em 2007.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.