| hmin
O presidente em exercício José Alencar disse nesta segunda, dia 3, que o Brasil merece ser tratado com respeito pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) porque cumpriu todas as metas acertadas com o organismo.
– Estamos em condições hoje de começar a retomada para o crescimento sustentável – afirmou Alencar ao participar do 44º Congresso Latino-Americano de Siderurgia.
Ele voltou a criticar as taxas de juros praticadas no país, classificando-as como "um roubo". Segundo o presidente em exercício, nenhum país pode pensar em desenvolvimento com os juros tão elevados.
– Você aqui vê empresas que não têm condições de trabalhar com um grau de endividamento de 20% e que os spreads bancários são os mais altos do mundo, chegando a 700%. Enquanto o custo de capital for mais elevado do que aquilo que pode remunerar uma atividade produtiva, não há investimento – alertou.
Alencar defendeu ainda maior participação dos empresários nas negociações para a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e sugeriu que o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, deveria aumentar sua atuação nas negociações de comércio internacional.
O presidente em exercício pediu maior integração dos países latino-americanos para negociar a Alca. Segundo ele, quando se fala em integração com outros países tem de se supor tratamento igualitário, inclusive quanto a juros, tributação e infra-estrutura.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.