| hmin
O Irã afirmou neste domingo, dia 9, que suspenderá seu polêmico programa de enriquecimento de urânio nos próximos dias. A promessa já havia sido feita no mês passado e ainda não foi cumprida. Os Estados Unidos suspeitam que o país esteja desenvolvendo uma bomba atômica secretamente.
No sábado, o país prometeu enviar cartas aos observadores nucleares da ONU (Organização das Nações Unidas) aceitando oficialmente inspeções mais completas e a suspensão do enriquecimento do urânio, mas não disse quanto tempo durará a interrupção do programa.
Diplomatas da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, sigla em inglês) da ONU afirmaram que já perderam a paciência com a protelação iraniana em suspender as atividades, que, segundo Washington, são o coração de um programa secreto de armas nucleares. No ano passado, o presidente dos EUA, George W. Bush, incluiu o Irã no "eixo do mal", junto com a Coréia do Norte e o Iraque antes da guerra. O Irã nega a construção de uma bomba atômica e diz que suas ambições nucleares são pacíficas.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.