| hmin
O governo de Istambul revelou nesta quarta, dia 19, os nomes de dois suspeitos de terem cometido os atentados suicidas que mataram 25 pessoas e feriram centenas em duas sinagogas da cidade, no fim de semana. O governador Muammer Guler também disse que há semelhanças entre esses ataques e outros cometidos anteriormente pela rede Al-Qaeda.
– Foi verificado com testes de DNA que Mesut Cabuk foi responsável (pelo ataque à singagoga) Beit Israel e que Gokhan Elaltuntas foi responsável pelo (atentado à) Neve Shalom – afirmou o governador.
Os turcos Cabuk, 29 anos, e Elaltuntas, 22 anos, eram de Bingol, cidade no sudeste da Turquia, a 800 quilômetros de Istambul. Essa cidade é um conhecido reduto do Hezbollah Turco, grupo radical islâmico que esteve especialmente ativo na década de 1990.
– Os incidentes nas sinagogas mostram paralelos com atos cometidos pela Al-Qaeda – disse Guler.
Uma unidade da Al-Qaeda assumiu responsabilidade pelos atentados e alertou para a realização de novos ataques contra os Estados Unidos e seus aliados. Dois caminhões com 400 quilos de explosivos caseiros foram detonados na manhã de sábado em frente às sinagogas Beit Israel e Neve Shalom, matando seis judeus e 19 muçulmanos.
Autoridades turcas suspeitam que os atentados tenham sido feitos em coordenação com organizações estrangeiras. A imprensa local já havia divulgado a identidade dos suspeitos e publicado suas fotos. Segundo a imprensa, os homens aparentemente receberam treinamento no exterior de dois grupos proscritos que atuam na Turquia.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.