| hmin
A Grã-Bretanha apresentou planos nesta quarta, dia 26, de conceder poderes de emergência para a polícia enfrentar atentados terroristas ocorridos no território britânico. Os planos foram apresentados dias depois de duas explosões de grandes proporções terem atingido alvos britânicos na Turquia.
O governo do primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, também disse estar trabalhando para criar cartões de identidade para todos os cidadãos e para tornar mais rígidas as leis de asilo a fim de que os candidatos a refúgio não continuem no país após seus pedidos terem sido negados.
– A ameaça do terrorismo internacional e a mudança na atmosfera nos levaram a adotar uma série de medidas de emergência e aumentaram as preocupações em relação ao futuro – disse no Parlamento a rainha Elizabeth II, apresentando o programa de governo.
A Grã-Bretanha, que lutou ao lado dos EUA na guerra contra o Iraque, encontra-se atualmente em alerta máximo de segurança. O Orçamento deste ano reservou o equivalente a US$ 562 milhões para enfrentar a ameaça do terrorismo. As propostas mais recentes, que devem ser aprovadas pelo Parlamento, transformando-se em leis, deixariam claro que a policia pode usar poderes de emergência "em resposta a incidentes envolvendo terroristas".
– No caso de um incidente catastrófico, o governo elaboraria regulamentações de emergência a fim de dar à polícia poderes para desocupar áreas de risco ou para requisitar equipamentos especiais – afirmou o documento do governo.
Na questão do asilo, o governo de Blair pretende sugerir uma reforma da lei a fim de simplificar o processo de análise dos pedidos.
Com informações da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.