| hmin
Com a previsão de pouca chuva para a temporada de Verão, cresce a preocupação com a estiagem em muitos municípios catarinenses. Imaruí, no sul do Estado, decretou situação de emergência nessa quinta por falta de água, pela segunda vez este ano.
O Departamento Estadual de Defesa Civil esteve na cidade para estudar uma solução a médio e longo prazos. Cerca de 1,8 mil famílias estão com dificuldade de abastecimento. A prefeitura contratou um caminhão-pipa para distribuir água aos moradores, que são atendidos pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto.
Segundo o capitão Márcio Luiz Alves, gerente de prevenção da Defesa Civil, existe a possibilidade de comprar cerca de 300 caixas d'água para a comunidade carente, que não tem a cultura de estocar água.
Neste ano, a Defesa Civil recebeu 24 decretos de situação de emergência e calamidade pública por prejuízos provocados pela estiagem. As regiões mais atingidas são o extremo-oeste, meio-oeste, o Planalto Serrano e o Alto Vale do Itajaí.
– Gastamos R$ 200 mil para recompor os telhados destruídos nos temporais, mas a estiagem preocupa muito mais – compara Alves.
– Chamamos estiagem de um desastre por somação. Ela acaba com a agricultura e gera outros problemas, como o êxodo rural – argumenta.
As informações são do Diário Catarinense.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.