| hmin
O ministro da Defesa da Espanha, Federico Trillo, confirmou a morte de sete agentes do serviço de inteligência do país no ataque feito por guerrilheiros ao sul de Bagdá neste sábado, dia 29, enquanto retornavam de uma missão. Em pronunciamento na televisão, Trillo disse que o oitavo agente no comboio foi ferido levemente. Os carros em que viajavam os agentes foram atingidos por granadas lançadas por foguetes e disparos de rifles.
O episódio foi o último de uma série ataques guerrilheiros contra forças de aliados dos Estados Unidos, lançado após um comandante militar norte-americano no Iraque ter afirmado que os ataques contra tropas dos EUA diminuíram bastante na semana passada. No entanto, novembro foi o mês mais sangrento para os soldados norte-americanos desde o início da guerra, em março passado.
O tenente-general Ricardo Sanchez disse que ataques contra os EUA ocorreram com menor incidência nos últimos sete dias em relação à semana anterior. Ele atribuiu a redução a táticas mais agressivas adotadas pelas tropas norte-americanas.
A Espanha já havia perdido dois outros militares no Iraque: um oficial do serviço de inteligência lotado na embaixada espanhola morto a tiros na rua e um oficial da marinha entre os 22 mortos no ataque suicida à sede da ONU em Bagdá.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.