| hmin
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, exortou nesta terça, dia 2, os Estados Unidos a não darem as costas para o multilateralismo ou ignorarem as liberdades civis durante a luta contra o terrorismo global. Annan disse que o governo Bush terá mais apoio para suas atividades no Iraque e em outros lugares se construir alianças com paciência.
– Sinto uma grande aceitação internacional pela liderança americana. Mas também sinto que sua liderança será mais admirada do que criticada, e com certeza será mais efetiva, quando for exercida dentro de uma abordagem multilateral, quando tiver base no diálogo e na construção paciente de alianças através da diplomacia e quando tiver como objetivo o fortalecimento da lei em assuntos internacionais – afirmou, de acordo com declarações preparadas para um discurso do aniversário de 50 anos do World Affairs Council, em Los Angeles.
O governo Bush vem sendo criticado por seus aliados por rejeitar o tratado de Kyoto, o Tribunal Penal Internacional e pela falta de um sistema legal para os suspeitos mantidos na baía de Guantánamo, entre outros temas. Annan ressaltou o papel fundamental dos EUA na fundação da ONU, há 58 anos, e disse que o mundo raramente foi mais unido do que no período após os ataques de 11 de setembro de 2001 em Nova York e Washington.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.