| hmin
Segundo artigo que deverá ser publicado na edição desta sexta, dia 5, da revista científica Science, não há dúvidas de que o aquecimento global é algo real e causado pelos seres humanos. As emissões industriais seriam a principal causa, afirma o artigo, contradizendo o argumento de alguns críticos de que a mudança climática poderia ser causada principalmente por forças naturais.
– Não há dúvidas de que a composição da atmosfera está mudando por causa das atividades humanas, e hoje em dia os gases causadores do efeito estufa são a maior influência humana no clima global – escreveram Thomas Karl, diretor do Centro Nacional de Dados Climáticos, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA, e Kevin Trenberth, chefe da Seção de Análise Climática do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica.
– O resultado provável são ondas de calor mais frequentes, secas, precipitações extremas e impactos relacionados, como por exemplo incêndios
florestais, mudanças de vegetação e
aumento do nível do mar – observaram.
Karl e Trenberth estimam que entre 1990 e 2100 há 90% de probabilidade de que a temperatura média global aumente entre 1,7 e 4,9 graus Celsius devido à influência humana no clima. Tal nível de aquecimento derreterá ainda mais as geleiras, inundando áreas costeiras. Outros grupos já mostraram que o gelo na Groenlândia, no Ártico e na Antártica já está derretendo rapidamente.
Os dois cientistas lembraram que o nível de dióxido de carbono na atmosfera cresceu 31% desde a era pré-industrial. O dióxido de carbono é o principal causador do efeito estufa, que bloqueia a energia do sol na atmosfera e aumenta as temperaturas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.