| hmin
O Ministério dos Transportes está elaborando um estudo para reduzir os custos da obra de duplicação do trecho sul da BR-101, de Palhoça, na Grande Florianópolis, a Osório (RS).
O levantamento será encaminhado ao ministro Anderson Adauto em duas semanas e poderá ser incluída até mesmo uma negociação de juros de empréstimos internacionais.
Essa revisão nas contas está sendo realizada a pedido do Ministério do Planejamento. A assessoria de Adauto prefere não adiantar os percentuais de economia porque o novo projeto ainda não está pronto.
O deputado federal Jorge Boeira (PT/SC) adiantou, em Brasília, que o o valor da obra poderá cair dos atuais US$ 1,1 bilhão para até US$ 630 milhões.
A idéia é manter o eixo principal do empreendimento, mas conseguir diminuir o orçamento com mudanças como na iluminação e nas ruas laterais.
As equipes técnicas do ministério e do Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre (DNIT) garantem que as projeções não influenciarão nos processos de licitação.
Outra iniciativa poderá assegurar a seqüência do empreendimento é um estudo já em curso no Instituto Militar de Engenharia. O instituto deve entregar ao governo federal, no prazo de seis meses, uma proposta para um novo modelo de edital de concessões das rodovias.
Isto, explica o ministério, resolverá o impasse do trecho norte da BR-101, e já servirá como base para as negociações do contrato de financiamento do trecho sul com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
As informações são do Diário Catarinense.
Saiba mais sobre a rodovia no Especial BR-101.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.