clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Seguidores de Saddam mataram diplomatas japoneses, diz iraquiano

Serviço secreto Mukhabarat seria responsável pela morte de representantes japoneses

O serviço secreto do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein está por trás do recente assassinato de dois diplomatas japoneses, que teriam sido escolhidos como alvo por causa do apoio de Tóquio à ocupação norte-americana. A declaração foi feita pelo chanceler interino do Iraque em entrevista publicada nesta sexta, dia 5. Esse foi um duro golpe para o Japão, cujo governo está decidido a aprovar na próxima semana um polêmico plano para enviar militares ao Iraque para participar do processo de reconstrução.

Hoshiyar Zebari, membro do Conselho de Governo nomeado pelos Estados Unidos no Iraque, disse que as investigações feitas por norte-americanos e iraquianos mostraram que o atentado foi obra do serviço secreto Mukhabarat, criado por Saddam e diretamente subordinado a ele. Zebari disse que a forma de escolha do alvo e da execução é típica do Mukhabarat.

O gabinete japonês deve aprovar na próxima terça a proposta de enviar cerca de mil militares ao Iraque. Comentando as declarações de Zebari, o premiê Junichiro Koizumi disse que "os japoneses não são os únicos que estão sendo alvejados".

– Isso foi cruel, desumano e imperdoável – afirmou.

A eventual aprovação do envio de tropas não será automática, já que a decisão não deve incluir datas ou detalhes. Koizumi disse a jornalistas na noite de sexta (manhã no Brasil) que, a julgar pela avaliação de uma equipe que recentemente esteve no Iraque, os militares japoneses de fato têm tarefas a cumprir ali.

– Vamos tomar uma decisão no momento adequado – disse Koizumi.

Zebari também disse à Kyodo que o Mukhabarat foi responsável pela morte de dois técnicos sul-coreanos e de sete agentes espanhóis de inteligência, no fim de semana, ao sul de Bagdá.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.