| 07/12/2003 18h
O Grêmio vai decidir sua permanência na elite do futebol brasileiro dentro de casa, na última rodada. O time do técnico Adílson Batista, que esteve à frente no placar por duas vezes, ficou no empate de 2 a 2 com o Santos, na Vila Belmiro, na tarde deste domingo, dia 7. O placar até poderia ser mais dilatado, pois confronto teve inúmeras chances de gol das duas equipes. Os gols gremistas foram assinalados por Christian e Bruno. O Santos do técnico Leão marcou com Alex e Diego.
O resultado mantém o Grêmio fora da zona de rebaixamento, na 22ª posição na tabela do Brasileirão. A decisão será no próximo domingo, contra o Corinthians, na última rodada da competição. O tricolor precisa vencer a partirda e depende de si mesmo para permanecer na primeira divisão.
Mesmo com o vice-campeonato assegurado e sem mais ambições neste Brasileirão, o Santos jogou a primeira etapa como se precisasse ganhar pontos. O habilidoso meia Robinho deu trabalho ao volante Leanderson, improvisado na lateral-direita. Foi dele a ingrata tarefa de marcar o jogador santista. A pressão com o apoio da torcida empurrou o Peixe para cima do tricolor.
Apesar disso, quem abriu o placar foi o Grêmio. Em uma jogada de contra-ataque, Gilberto rolou na direita para Christian, que entrou por trás do marcador, invadiu a área e bateu cruzado aos 35 minutos para abrir o placar, sem chances para o goleiro Júlio Sérgio.
O castigo para o tricolor veio no fim do primeiro tempo, nos acréscimos. Roger cometeu uma falta desnecessária na intermediária do campo defensivo. O zagueiro Alex se apresentou para a cobrança e desferiu um potente chute contra a meta do clube gaúcho aos 46 minutos. Eduardo Martini ainda foi traído pelo efeito e pela batida da bola no chão antes de entrar nas redes do gol do Grêmio.
O segundo tempo foi quase uma repetição do primeiro tempo. A dupla Diego e Robinho deu trabalho ao setor de marcação gremista. A alternativa foi apostar nos contra-ataques. Aos 18 minutos da etapa final, Cláudio Pitbull fez boa jogada individual no meio-campo e abriu na esquerda para Elton, que invadiu livre a área e bateu forte. Júlio Sérgio espalmou. Mas Bruno apareceu no rebote e colocou o Grêmio em vantagem no marcador.
Fechado na defesa, o time de Adílson viu o Santos crescer. A pressão do time paulista se transformou em gol aos 27 minutos. A defesa afastou mal uma bola dentro da área, Martini acabou se chocando com dois adversários e ficou fora do lance. Diego aproveitou um curto lançamento para cabecear à queima roupa com o gol escancarado, igualando o marcador.
Robinho ainda carimbou o poste ao arrematar um cruzamento na área gremista. O Grêmio, entretanto, também desperdiçou uma boa oportunidade no fim da partida, com Cláudio Pitbull, que recebeu livre na entrada da área, mas demorou para chutar, permitindo a recuperação da defesa.
O tricolor chega à última rodada do Brasileirão dependendo de suas próprias forças, mas terá três desfalques no setor
defensivo. O zagueiro Claudiomiro e os
volantes Tinga e Leanderson receberam o terceiro cartão amarelo e cumprem suspensão automática. Já o panamenho Baloy se desentendeu com Robinho nos minutos finais. Ambos foram expulsos.
• Confira a galeria de fotos
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.