| hmin
Israel está cavando uma enorme rede para um bunker próximo a Jerusalém, a fim de abrigar autoridades do governo em caso de um ataque nuclear ou químico, disseram nesta segunda, dia 8, fontes de segurança. De acordo com elas, a construção começou em 2002 em meio aos crescentes temores com o programa nuclear do Irã, visto como uma ameaça ao Estado judaico. Teerã nega qualquer intenção hostil.
Acredita-se que Israel tenha até 200 armas nucleares, mas autoridades do país não discutem a capacidade de seus armamentos. O bunker segue um modelo similar a projetos da época da Guerra Fria nos Estados Unidos e na Suíça. O Canal 10 de Israel noticiou primeiramente sobre o abrigo no domingo, mostrando túneis em construção em um local não divulgado em montanhas perto de Jerusalém.
Segundo informou, o custo inicial da escavação é de 500 milhões de shekels (US$ 112 milhões) e ela deverá levar anos para ser finalizada. O alto comando militar israelense mantém um bunker de diversos andares, subterrâneo, em Tel Aviv. Fontes de segurança disseram que o abrigo de Jerusalém ofereceria uma alternativa na eventualidade da altamente povoada região costeira ser destruída por um ataque não-convencional, impossibilitando o acesso ao bunker de Tel Aviv.
O esconderijo de Jerusalém teria também, segundo especialistas, capacidade para suportar desastres naturais, como terremotos.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.