| hmin
O vice-primeiro-ministro israelense afirmou nesta segunda, dia 8, que os dias do premiê palestino, Ahmed Korei, no cargo poderiam estar contados depois de ele não conseguir convencer as facções militantes palestinas a concordarem com uma trégua com Israel. As negociações, intermediadas pelo Egito, fracassaram no fim de semana, frustrando expectativas de revitalizar um plano de paz apoiado pelos Estados Unidos.
– Ele não conseguiu cumprir a exigência mais importante do plano de paz. Isso apenas indica novamente a fraqueza do seu governo, a falta de força para levar adiante a luta (por uma trégua), o que acredito sinalizar o possível fracasso de seu governo em um futuro próximo – afirmou o vice-primeiro-ministro Ehud Olmert.
O ministro das Negociações palestino, Saeb Erekat, minimizou os comentários de Olmert, ressaltando que a Autoridade Palestina continuava comprometida com o processo de paz.
– Esperamos de Israel um compromisso recíproco – afirmou.
O plano prevê que os palestinos acabem com a violência de militantes e que Israel desmantele assentamentos erguidos em território ocupado. Isso abriria caminho para a criação de um Estado palestino na Cisjordânia e na Faixa de Gaza até 2005. Olmert, político relativamente moderado no direitista Partido Likud, também voltou a propor que Israel estabeleça unilateralmente uma fronteira com os palestinos e se retire de partes da Cisjordânia.
– Precisamos criar uma fronteira, uma linha de separação com os palestinos. Estamos nos aproximando do momento da verdade – observou.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.