| hmin
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, informou nesta segunda, dia 8, que a Autoridade Palestina convidou o Brasil a participar de uma força-tarefa que discute a paz entre palestinos e israelenses. O convite foi trazido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por meio do ministro das Relações Exteriores da Autoridade Palestina, Nabil Shaath, que se encontrou com o presidente nesta segunda no Cairo.
A força-tarefa, segundo Amorim, é formada por um grupo de países que se junta ao chamado quarteto – composto por Estados Unidos, Rússia, União Européia e secretariado da Organização das Nações Unidas, que cuidam mais diretamente do mapa da paz entre israelenses e palestinos. Inicialmente estava prevista a vinda do primeiro-ministro palestino, Ahmed Qurie, mas a viagem foi suspensa depois que ele fracassou em convencer facções militantes palestinas a concordarem com uma trégua com Israel.
Shaath viajou oito horas de carro para trazer uma carta a Lula, na
qual agradeceu o apoio do
presidente à busca pela paz na região. Amorim afirmou que o governo reagiu positivamente ao convite, mas que o país irá consultar seus parceiros internacionais sobre a eventual participação no grupo.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.