| 09/12/2003 12h05min
A vereadora Margarete Moraes é a escolhida pela bancada do PT na Câmara Municipal de Porto Alegre para assumir a presidência da Casa em 2004, substituindo João Dibb, do PP. A petista será a primeira mulher a subir ao posto nos 231 anos de existência do Legislativo da Capital. A decisão por oito votos a cinco foi tomada em reunião realizada na manhã desta terça, dia 9, segundo informações do comentarista José Barrionuevo. A outra candidata era Maria Celeste.
A eleição de Margarete depende da confirmação do acordo firmado com as outras bancadas da Câmara para o ano que vem, quando o PT tentará eleger o quinto prefeito consecutivo de Porto Alegre. Um acordo de líderes firmado no início da atual legislatura, em 2001, assegurou um rodízio na presidência da Câmara, e o PT ficou com o último ano.
Margarete Moraes, 52 anos, foi coordenadora de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura em 1989. Assumiu a pasta da Cultura em 1995, cargo que ocupou na gestão de Raul Pont. Voltou a assumir a pasta em 2001. Está no seu primeiro mandato como vereadora e contou com o apoio da deputada federal Maria do Rosário na candidatura. Em troca de sua desistência para concorrer à prefeitura da Capital em favor do nome de Raul Pont, a deputada apelou à corrente Democracia Socialista – a mesma de Pont – pelo apoio na eleição na Câmara. Maria Celeste é da Esquerda Democrática, e Margarete Moraes, do grupo Rede.
Com informações do jornal Zero Hora e da Rádio Gaúcha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.