| 14/12/2003 13h
O ex-presidente iraquiano Saddam Hussein foi capturado em sua cidade natal, Tikrit, neste domingo, numa ação que representa uma vitória para as forças de ocupação dos Estados Unidos no Iraque. A informação foi confirmada pelo o administrador norte-americano do Iraque, Paul Bremer, em entrevista coletiva.
– Nós o pegamos – disse Bremer. – É um grande dia na história do Iraque. Durante décadas, centenas de milhares de pessoas sofreram nas mãos deste homem cruel. Esses dias já ficaram para trás. É tempo de olhar para frente, um futuro cheio de esperança.
Ele foi detido no sábado, dia 13, às 20h30min (15h30 no horário de Brasília), por uma força de quase 600 homens em um esconderijo no sótão de uma residência perto da cidade de Al Daur, a cerca de 15 km ao sul de Tikrit.
Durante a entrevista, as forças norte-americanas mostraram um vídeo da captura de Saddam, em que ele aparece sendo submetido a um exame médico.
O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, também confirmou a captura, segundo informou a rede de televisão Sky News.
Aliados iraquianos de Washington, incluindo o líder do Congresso Nacional Iraquiano, Ahmad Chalabi, e uma fonte diplomática britânica também confirmaram à Reuters que Saddam está sob custódia dos EUA.
O ex-líder de 66 anos de idade, que estava foragido desde que forças dos EUA tomaram Bagdá, em 9 de abril, foi pego em um porão em Tikrit, disse Chalabi. Soldados norte-americanos tiraram fios de barba e levaram para testes de DNA.
Os filhos de Saddam Uday e Qusay, mortos por tropas dos EUA em julho, foram identificados após comparações com exemplares de DNA da família.
Saddam será posto em julgamento, disse Chalabi. Um tribunal foi estabelecido na semana passada para julgar Saddam e outros líderes do partido Baath.
– Isso é bom para o Iraque. Ele será colocado em julgamento. Que encare a Justiça – afirmou Chalabi, que voltou ao país após anos de exílio, em Bagdá.
A notícia aparece horas depois do mais recente ataque contra aliados de Washington. Um suposto carro-bomba matou pelo menos 17 pessoas e feriu 33 em uma delegacia de polícia iraquiana na cidade de Khalidiyah, a oeste de Bagdá.
No início da tarde deste domingo (horário local) foram disparados tiros na capital, quando começaram a aparecer notícias de que Saddam estaria sob custódia dos EUA.
Em Washington, uma autoridade de defesa disse:
– Achamos que pegamos.... Ainda estamos trabalhando na identificação.
A autoridade não deu detalhes da ação durante a noite em Tikrit e disse somente que foi conduzida contra o que pareciam ser autoridades graduadas do antigo regime.
Saddam era o número um – "ás de espadas" – na lista de iraquianos premiados e Washington prometeu recompensa de US$ 25 milhões por sua cabeça.
Um informante recebeu US$ 30 milhões e refúgio nos Estados Unidos por entregar Uday e Qusay.
Autoridades dos EUA disseram que Saddam enganou as tropas norte-americanas mudando de local após algumas horas, provavelmente disfarçado e com a ajuda de membros de seu clã na região muçulmana sunita ao redor de Tikrit, ao norte de Bagdá. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.