| hmin
A rede de televisão americana ABC afirmou nesta nexta, dia 19, que agentes do ex-ditador do Iraque se infiltraram na nova administração do país e têm portanto potencial de sabotar as ações das autoridades da coalizão. Segundo a emissora, documentos encontrados em uma mala que estava com Saddam Hussein no dia de sua captura continuam uma lista de nomes de iraquianos que vêm trabalhando com os EUA – junto às forças de segurança iraquianas ou à Autoridade Provisória da Coalizão – e dão informações aos insurgentes. A ABC cita fontes americanas.
Em uma viagem recente a Bagdá, o secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, ouviu do comandante da 4ª Divisão de Infantaria do Exército dos EUA que a cada duas ou três semanas os militares americanos descobrem alguém que não deveria ter sido aprovado no processo de escolha para formar a administração iraquiana.
De acordo com as fontes ouvidas pela ABC, os militares americanos podem usar a lista para buscar os espiões. A emissora ouviu funcionários americanos que se disseram pouco surpresos com a revelação, dizendo que essa é uma tática de guerra comum, que certamente aconteceu no Vietnã, por exemplo. Os EUA recrutaram iraquianos para assumir a segurança do país. Cerca de 162 mil foram treinados na área de defesa civil, polícia e outras atividades de segurança.
As informações são da Globo Online.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.