O Brasil conquistou o tetracampeonato do Mundial Sub-20 ao vencer a Espanha por 1 a 0 nesta sexta, dia 19, nos Emirados Árabes. Fernandinho marcou o gol da vitória aos 41 minutos da etapa final, escorando de cabeça uma bola cruzada em cobrança de escanteio. Pouco depois, ele foi expulso. Com a conquista, o técnico Marcos Paquetá entra para a história como o único a vencer duas competições da Fifa no mesmo ano. Em agosto, ele comandado a seleção sub-17 na conquista do mundial da categoria.
A Espanha perdeu Melli logo aos quatro minutos, após este cometer falta em Nilmar, que partia livre em direção ao gol. Aproveitando-se da vantagem numérica, o Brasil teve um melhor volume de jogo, mas desperdiçou muitas oportunidades. Aos seis minutos, o lateral Daniel por pouco não marcou um golaço de bicicleta. No reflexo, o goleiro Riesgo espalmou e a bola bateu no travessão.
Aos 15 minutos, Daniel Carvalho se livrou da marcação na
esquerda e cruzou com efeito. Nilmar chegou atrasado e
não conseguiu concluir. Aos 28, após cobrança de escanteio, Adaílton cabeceou e a bola, mais uma vez, encontrou o travessão. Outras duas chances foram perdidas aos 37, com Daniel batendo falta próxima ao ângulo esquerdo, e aos 42, quando Nilmar e Juninho não alcançaram um cruzamento de Daniel Carvalho.
Uma das melhores oportunidades da Espanha ocorreu aos quatro minutos da etapa complementar. Vitolo, cobrando falta, mandou a bola com força e rasteira no canto esquerdo do gol de Jefferson. O goleiro brasileiro, contudo, saiu bem e defendeu.
Mesmo com um jogador a menos, os espanhóis conseguiram segurar o Brasil. Aos 30, Sergio Garcia chegou a marcar um gol para a Espanha, mas o árbitro italiano Roberto Rossetti marcou falta no início do lance. Os brasileiros se atrapalharam um pouco, mas em seguida voltaram a ter o controle do jogo. Assim, após cobrança de escanteio aos 41 minutos, Fernandinho entrou livre na área e, de cabeça,
garantiu o quarto título mundial para a equipe
sub-20. O herói brasileiro, que havia entrado aos 24 minutos no lugar de Juninho, ainda recebeu o cartão vermelho aos 45, após confusão nas proximidades da área espanhola. Mas o título já estava assegurado.
O volante Dudu Cearense ganhou a bola de prata, como segundo melhor jogador do torneio. A surpresa foi o vencedor da bola de ouro, que ficou com Ismail Mattar, dos Emirados Árabes Unidos.