| hmin
A Líbia informou a Organização das Nações Unidas (ONU) que irá abrir suas instalações atômicas para inspeções não anunciadas, um acordo que vai além das exigências básicas do principal tratado de controle de armas nucleares, relatou um diplomata para a agência Reuters neste domingo, dia 21.
Autoridades da Líbia fizeram uma oferta para assinar o Protocolo Adicional do Tratado de Não-Proliferação (NPT, da sigla em inglês) nuclear em encontro com Mohammed ElBaradei, chefe da agência nuclear IAEA da ONU, em Viena, no sábado. No dia anterior, a Líbia buscou restabelecer alianças com o Ocidente ao votar no abandono de armas.
– Os líbios confirmaram que querem assinar o Protocolo Adicional em seu encontro com ElBaradei – disse o diplomata, em Viena.
A Líbia é signatária do NPT mas admitiu agora tentar secretamente construir uma bomba atômica - atividade proibida segundo o tratado de 1968. Autoridades líbias não puderam ser encontradas para comentar a questão.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.