| 01/01/2004 16h
O mundo precisa de "uma nova ordem internacional" para solucionar seus conflitos e garantir a paz. A afirmação foi feita pelo papa João Paulo II em sua mensagem de Ano-Novo nesta quinta, dia 1º. Os fantasmas de 2003 – quando os EUA invadiram o Iraque sem a aprovação da Organização das Nações Unidas (ONU) – dominaram seu primeiro discurso em 2004.
– Mais do que nunca precisamos de uma nova ordem internacional que se aproxime da experiência e das respostas das Nações Unidas – disse o Papa em uma missa na Basílica de São Pedro.
– Uma ordem que seja capaz de encontrar soluções adequadas aos problemas de hoje, baseada na dignidade dos seres humanos, na integração de toda a sociedade, através da solidariedade entre os países ricos e pobres, na divisão de recursos e nos resultados extraordinários do progresso científico e tecnológico – acrescentou.
O Papa pediu que as pessoas não percam a fé em buscar a paz na Terra Sagrada. O Vaticano acredita que a vitória contra o terrorismo passa pelo processo de paz na região.
– A terra em que nasceu Jesus continua vivendo numa situação dramática. E em outras partes do mundo a violência e o conflito não foram extintos, mas precisamos preservar a esperança e não cair na tentação de perdê-la.
João Paulo II homenageou seu núncio no Burundi, Michael Courtney, morto na segunda-feira em uma emboscada, cuja autoria, segundo o exército, foi de rebeldes contrários ao processo de paz.
– (Ele) foi morto tragicamente... durante uma missão para promover o diálogo e a reconciliação. Nós rezamos por ele e esperamos que seu exemplo e sacrifício dêem frutos de paz no Burundi e no mundo.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.